Estimular o território para gerar emprego e fixar investimentos que coloquem Viana do Castelo na rota de um “desenvolvimento justo com a garantia de oportunidades para todos” é um dos objetivos de Luís Nobre, candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal. Nos últimos oito anos, o executivo municipal que integra já proporcionou condições para a instalação de empresas que criaram 5.000 empregos.
O tema do desenvolvimento económico no território foi o principal assunto do encontro promovido esta quinta-feira na freguesia de São do Romão de Neiva, precisamente onde está situado o maior parque industrial do concelho de Viana do Castelo.
“Construir uma rede de empreendedores que se inspirem nos nossos empresários. Temos muitos empresários no concelho que, para além do seu humanismo, são fontes de inspiração pela coragem, pelo empreendedorismo, pela força e resiliência também”, destacou o candidato.
Durante as próximas semanas Luís Nobre estará nas freguesias do concelho para auscultar as preocupações e contributos locais, no âmbito das eleições autárquicas deste ano.
“Nós procuramos oportunidades nos investimentos”, afirmou o candidato, atual vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico e que integra o executivo há 16 anos. Revelou ainda que “nos últimos oito anos o município investiu cerca de 20 milhões de euros nas áreas empresariais, concretizou 72 contratos de investimento no valor de 330 milhões de euros e criou mais de 5.000 postos de trabalho diretos”.
Luís Nobre afirmou que o município tem recebido “muitas solicitações por parte de investidores”, de tal forma que os principais grandes espaços empresariais e industriais do concelho estão praticamente esgotados, obrigando a autarquia a procurar novas soluções.
Na reunião estiveram presentes representantes de diversas áreas desde a empresarial, associativa, religiosa e cultural que partilharam algumas sugestões.
Para o candidato do PS à Câmara Municipal de Viana do Castelo é essencial “ouvir a partilha de ideias e sugestões” de todos para “construir um projeto mais completo” que será submetido a sufrágio pelos vianenses.
Formado em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo, Luís Nobre, 49 anos, é vereador da Câmara de Viana do Castelo há 16 anos, tendo exercido ainda funções como autarca de freguesia durante outros 11 anos.