Mais cooperação e equidade: Luís Nobre quer estratégias para fortalecer o associativismo

“Não vamos deixar que nenhuma associação deixe de existir, mas precisamos de ter estratégias e ferramentas que garantam maior resiliência ao movimento associativo”

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, reafirmou, esta segunda-feira, o compromisso de manter a cultura como pilar de desenvolvimento do concelho. Durante um encontro com associações e representantes da freguesia de Carreço, destacou que “nos últimos quatro anos, o investimento municipal na área foi o maior de sempre, ultrapassando 8% do orçamento, incluindo o apoio ao associativismo”.

“O trabalho que as associações desenvolvem em prol da identidade e da coesão do nosso território vai continuar a ser reconhecido e valorizado”, garantiu Luís Nobre, que concorre à reeleição nas autárquicas deste ano. O candidato garantiu que as verbas destinadas às associações foram reforçadas desde que assumiu funções, abrangendo não só a atividade recorrente destas coletividades, mas também eventos e infraestruturas. Além disso, assegurou que “foram introduzidas mudanças na proporcionalidade e majoração dos apoios, para garantir mais equidade na distribuição dos recursos”.

Com mais de 270 coletividades ativas em todo o concelho, Luís Nobre defendeu que o papel do Município não pode limitar-se ao financiamento direto. “Não vamos deixar que nenhuma associação deixe de existir, mas precisamos de ter estratégias e ferramentas que garantam maior resiliência ao movimento associativo”, afirmou. Como exemplo, referiu o Portal das Associações, uma plataforma digital que começou por ser testada no plano desportivo, mas que será alargada às outras áreas, com o objetivo de agilizar e tornar mais transparente o apoio ao associativismo.

Em Carreço, o candidato do PS, que desde 2021 lidera o executivo municipal, enfatizou também a importância da coesão territorial, apontando que nos últimos anos foram canalizados para a freguesia mais de dois milhões de euros. O investimento mais significativo foi destinado à melhoria de infraestruturas – caso da passagem inferior à Linha do Minho ou da requalificação do cemitério –, mas também para valências de proximidade, como a reabertura da extensão de saúde local. Mais de 80 mil euros foram para apoio às associações.

Outro ponto de destaque diz respeito ao alargamento da rede de abastecimento de água. A obra, com um financiamento garantido de 1,8 milhões de euros, vai assegurar a cobertura plena da freguesia, uma ambição que Luís Nobre assume ser transversal ao futuro. “Queremos passar dos mais de 94% de cobertura atual no concelho para os 100%”, admitiu.

A remodelação do circuito de transportes públicos urbanos também está entre as prioridades estratégicas do candidato. O projeto, que já está em curso, beneficiará diretamente as freguesias envolventes à cidade, incluindo Carreço. “Vamos garantir um serviço de transporte alinhado com as necessidades do território, 100% elétrico e próximo dos vianenses”, afirmou Luís Nobre.

No encerramento do encontro, o candidato garantiu ainda que a candidatura socialista estará à altura das expectativas e apelou ao envolvimento. “Juntos, podemos construir um futuro com mais oportunidades para todos”.

Galeria

Outras notícias