Fundos europeus são oportunidade estratégica para concretizar projetos estruturantes

“Em política, não é suficiente fazer um diagnóstico dos problemas; precisamos de apresentar soluções. Como se resolve, com que recursos, em quanto tempo – são perguntas importantes que exigem respostas concretas.”

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou esta segunda-feira, em Afife, o objetivo de continuar a liderar um projeto aberto ao diálogo, participativo e inclusivo. No encontro com dirigentes associativos desta freguesia, sublinhou que a capacidade de planeamento e a captação de fundos comunitários têm sido determinantes para assegurar a concretização de projetos estruturantes para o concelho.

“Há quatro anos envolvemos mais de 5.000 pessoas na construção da nossa proposta, o que permitiu elaborar um programa mais competente e abrangente”, afirmou, explicando que ao longo das próximas semanas vai voltar a percorrer o concelho para “garantir que o futuro continua a ser desenhado com os Vianenses”.

O candidato, que em 2021 foi eleito com mais de 45% dos votos, salientou a importância de uma estratégia sólida para o desenvolvimento do território. “Dentro de um contexto complexo, a nível nacional e internacional, não deixámos de explorar todas as oportunidades de financiamento disponíveis”, recordou. “Se não tivéssemos esta capacidade de planear e estruturar uma visão para o concelho, não conseguiríamos aceder a um volume tão significativo de fundos europeus como conseguimos”, defendeu ainda.

Até 2026, o Município de Viana do Castelo contará com mais de 100 milhões de euros de financiamento destinados à execução de projetos estratégicos, sobretudo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrangendo áreas estruturais como a habitação, saúde, mobilidade sustentável, educação e conectividade do território. “Em política, não é suficiente fazer um diagnóstico dos problemas, precisamos de apresentar soluções. Como se resolve, com que recursos, em quanto tempo – são perguntas importantes que exigem respostas concretas”, disse Luís Nobre, que para estas autárquicas, tal como em 2021, prometeu apresentar medidas “para cumprir”.

Na presença de cerca de duas dezenas pessoas, como responsáveis culturais, sociais e desportivos, além de cidadãos ativos da freguesia, o candidato e atual Presidente da Câmara de Viana do Castelo, abordou ainda temas como a cultura e o associativismo, os transportes públicos e o mar, reforçando o compromisso com a valorização das praias e da ecovia. Sobre a proposta para a construção de uma unidade de saúde no litoral norte do concelho, destinada a servir as freguesias de Afife, Carreço e Areosa, Luís Nobre admitiu que “não foi possível concretizar o projeto nestes quatro anos”, mas garantiu que não será esquecido.  

“Sabemos que por vezes as coisas podem demorar a concretizar, mas não é possível negar que há uma evolução em Viana do Castelo desde 2021, visível em todos os domínios”, vincou. “Somos a única equipa com provas dadas, que os vianenses conhecem e em quem podem continuar a confiar para investir com responsabilidade no futuro de Viana do Castelo”, concluiu o candidato do PS.

Galeria

Outras notícias