Luís Nobre mantém o Partido Socialista à frente da Câmara de Viana do Castelo, depois de ter sido reeleito nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, com maioria absoluta, mantendo os cinco vereadores do executivo municipal que já tinha.
Após apurados os resultados nas 30 freguesias do concelho que confirmaram 42,76% dos votos, Luís Nobre partilhou que se sentia “muito feliz”, adiantando que “a candidatura do PS foi a única que apresentou um programa sustentado numa visão de futuro, com uma mensagem positiva”.
“É uma vitória da liberdade, da proximidade, do humanismo e do compromisso”, declarou.
O presidente, eleito pela segunda vez para a liderança da Câmara Municipal de Viana do Castelo, adiantou que “sempre” acreditou na vitória do PS, agradecendo aos eleitores vianenses “por terem renovado a sua confiança mesmo numa turbulência e num ruído incrível”.
“Ao longo dos últimos meses, percorremos todas as freguesias do concelho e sentimos o carinho que as pessoas nos iam manifestando. Senti isso em cada cantinho do nosso território”, afirmou Luís Nobre.
O resultado alcançado pelo PS atribui-lhe cinco mandatos em nove, garantindo a maioria no executivo camarário. O Partido também reforçou o número de votos, passando de 20.970 das eleições anteriores para 21.882.
Já a coligação PSD-CDS obteve 28,02% dos votos e três mandatos. O Chega, com 14,98%, elegeu um vereador. Fora das contas ficou a CDU (PCP/PEV), que apresentou José Flores como cabeça de lista e obteve 4,23% dos votos.
Na Assembleia Municipal o PS concorreu com Ana Paula Vale, vice-presidente do IPVC, como cabeça de lista e teve 12 deputados eleitos (35,06% dos votos).
Para as Assembleias de Freguesia, o PS conquistou 66 mandatos e 7 freguesias: Santa Marta de Portuzelo, Cardielos, Serreleis, Anha, Vila Fria, Vila de Punhe e Freixieiro de Soutelo. A esmagadora maioria de candidaturas independentes às Assembleias de Freguesia e que saíram vitoriosas apoiaram o projeto e o candidato socialista Luís Nobre.
Seguindo a tendência nacional, a abstenção nestas eleições autárquicas diminuiu, ficando-se por 37.59%, abaixo da média nacional (40.74%) e do valor registado no concelho de Viana do Castelo em 2021 (43.74%).
“Vamos continuar a trabalhar em conjunto por um modelo de desenvolvimento compatível com a matriz do nosso concelho. É uma vitória dos vianenses e vou representá-los com todo o compromisso”, assegurou Luís Nobre.






















