A habitação será um dos eixos estruturais da candidatura do Partido Socialista à Câmara de Viana do Castelo, liderada por Luís Nobre, que assumiu o objetivo de elaborar uma estratégia local de habitação a pensar, também, na classe média, mantendo a preocupação social.
“Temos de ter soluções. Construindo ou disponibilizando soluções para construção”, começou por afirmar, num encontro em Vila Franca do Lima, na segunda-feira, o candidato socialista e vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico.
Para Luís Nobre, que integra o executivo da Câmara de Viana do Castelo há 16 anos, a habitação social continuará a ser uma prioridade, desde logo pelo contexto económico que o país vive, mas é agora necessária, também, uma solução para a classe média, numa estratégia que permita ter valores para compra ou arrendamento que os “cidadãos consigam pagar”.
“Precisamos de soluções para a classe média. Está identificada esta dificuldade e vamos apresentar soluções ao longo destes quatro anos, que podem passar pela edificação, pela concessão, ou outras soluções. Se for eleito, a habitação vai ser uma prioridade para mim”, afirmou defendendo que o tema não pode ser tratado pelo município apenas ao nível dos apoios e programas sociais.
“Mas, por exemplo, se o rendimento de uma família são 1.500 euros, essa família terá muitas dificuldades para suportar 900 euros de encargos com a habitação. Tem de haver soluções compatíveis com o rendimento de cada família”, apontou.
Daí que o objetivo é ter uma estratégia local de habitação para todo o concelho, permitindo ter “um território coeso e equilibrado”, defendendo que “não há fronteiras entre o urbano e rural”.
“Para mim é tão importante o vianense que vive na Montaria como o que vive na cidade”, disse ainda, no encontro em Vila Franca do Lima, que juntou representantes de várias instituições culturais, cívicas e religiosas locais, incluindo elementos da comissão organizadora das Festas das Rosas, que em 2022 comemora 400 anos.
O tema da habitação acabou por ter destaque, nomeadamente com questões colocadas ao candidato e atual vereador sobre os terrenos disponíveis localmente para construção, preocupação que Luís Nobre admitiu ser transversal a todo o concelho.
O candidato do PS à Câmara Municipal de Viana do Castelo assume que é necessário “ouvir ideias e sugestões” de todos para “construir um projeto mais completo e transversal”, a ser submetido ao sufrágio dos vianenses, destacando a importância que será dada à habitação.”