O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, reafirmou, esta semana, a importância do investimento público no alargamento e melhoria das redes de saneamento e abastecimento de água, reforçando o compromisso com a coesão do território e o desenvolvimento das freguesias, sejam estas maiores ou mais pequenas.
Nos encontros realizados em Cardielos e em Serreleis, o candidato, que desde 2021 lidera o executivo municipal, apontou como exemplo a chegada do saneamento a quase metade das habitações nestas duas localidades. “Há quatro anos, definimos objetivos claros para esta área e hoje temos resultados concretos para apresentar. São obras que pouco se veem, mas que têm impacto real na vida das pessoas”, afirmou, assegurando que o propósito, numa próxima fase, será chegar a todas as casas.
Nestes quatro anos, a taxa de cobertura de saneamento ao nível do concelho subiu de 77% para 85%, enquanto a rede de abastecimento de água está agora nos 95%. Segundo Luís Nobre, “nunca houve, num só mandato, tanto investimento direto em saneamento e água, perto de 15 milhões de euros”.
Para o futuro, o objetivo é aproximar ainda mais estes valores dos 100%, uma aspiração transversal a todas as freguesias.
Educação é motor de desenvolvimento no presente e futuro
A par da coesão territorial, o candidato do PS destacou o papel da educação na afirmação do concelho, destacando o aumento em mais de 25% das vagas disponíveis nas creches, o reforço no transporte escolar e o apoio às atividades extracurriculares (ATL), que envolvem milhares de crianças do concelho, como pilares desta estratégia.
Medidas que, além de uma aposta no futuro, representam um apoio essencial às famílias, explicou Luís Nobre. “Temos de ser atrativos para quem investe no território, mas também para quem nele vive e decide ter filhos”, afirmou, sublinhando que, em muitos casos, “a escola é a única retaguarda disponível para apoiar estes pais”. Lembrou ainda que “em 2022 e 2024, a educação foi a área com maior expressão na conta de gerência do Município”.
Até 2026, a autarquia vianense vai requalificar algumas escolas e creches do concelho, contando, para isso, com um financiamento de mais de 20 milhões de euros.
Bem-estar animal é desafio para sociedade mais justa e inclusiva
Nos encontros desta semana, Luís Nobre, que ao longo dos próximos meses vai promover reuniões descentralizadas em todas as freguesias, também enfatizou a necessidade de fortalecer a ética e a justiça social, sublinhando que “o desafio da democracia é combater a ideia fácil”.
Neste contexto, elegeu o Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia (CATAC), em Cardielos, como um projeto marcante para o concelho e para as próximas gerações, apesar das vicissitudes e entraves que enfrentou.
“Os avanços na consciencialização e proteção animal devem ser motivo de orgulho para todos; uma sociedade justa mede-se também pela forma como protege e cuida de outros seres vivos”, reforçou.
Além de fazer um balanço da sua governação, o candidato pretende aproveitar este ciclo de encontros para recolher ideias e sugestões, construindo um projeto mais completo para apresentar nas próximas autárquicas.









