Impulsionar a cooperação entre o poder autárquico, os agentes sociais e o ecossistema associativo, estimulando um modelo de desenvolvimento centrado nos vianenses, tem sido uma das marcas da liderança de Luís Nobre à frente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A mobilização coletiva e a identidade local estiverem em destaque num encontro promovido, esta sexta-feira, em Castelo do Neiva, no âmbito da candidatura socialista nas próximas autárquicas.
“Nestes quatro anos, governámos com base em três pilares fundamentais: inteligência, competência e uma ligação constante ao território e às pessoas. É esta abordagem que permite criar respostas sustentáveis e com impacto direto na vida dos vianenses”, afirmou Luís Nobre.
Um dos exemplos concretos desta aposta, apontou, é o contrato de comodato para a instalação do futuro Centro de Dia de Castelo do Neiva e que visa a refuncionalização da antiga Escola Primária de Fieiros do Mar. “É um projeto que traduz a visão que defendemos, onde o trabalho em rede e o conhecimento das dinâmicas locais estão na base do desenvolvimento do concelho”, garantiu, deixando o compromisso de que a obra “é para avançar porque responde a uma necessidade real da freguesia”. A transferência de património é, além disso, “uma forma de o preservar e cuidar”, assegurou o candidato do PS.
Luís Nobre vincou também a recuperação do estatuto de Vila, em 2025, como “um marco simbólico importante para a afirmação de Castelo do Neiva”. O candidato do PS defendeu a forte componente histórica e identitária da freguesia, elogiando o legado deixado pelos sargaceiros e perpetuado pela comunidade piscatória. “Este reconhecimento contribuiu para a autoestima local e o que defendemos é que tem de traduzir-se do ponto de vista económico e turístico”, reforçou. Para isso, Luís Nobre apontou a valorização da frente atlântica de Viana como prioridade estratégica, sublinhando a relevância de Castelo do Neiva nos Caminhos de Santiago, onde se encontra o mais antigo templo consagrado ao apóstolo fora de Espanha.
Paralelamente, a dinamização da freguesia poderá passar, no futuro, pela criação de uma área de atividades económicas que permita reter empresas desta área geográfica e gerar mais postos de trabalho. “Como sempre, estaremos disponíveis para analisar com a junta freguesia todas as propostas que, tendo viabilidade, representem uma oportunidade de desenvolvimento coletivo”, assegurou Luís Nobre, que evidenciou o compromisso do Partido Socialista com a economia local, recordando os investimentos feitos no Portinho de Mar e na nova lota.
Por fim, o candidato elogiou o papel do Castelense na formação de jovens atletas e concordou que é necessário investir nas modalidades como o futebol de praia e o atletismo. Sublinhou ainda o dinamismo das associações culturais da freguesia, que, em conjunto com o Município, têm contribuído para a descentralização da oferta cultural no concelho. “O apoio municipal à atividade associativa, seja no desporto ou na cultura, é para manter e reforçar. São estas estruturas que garantem coesão social, preservação da identidade local e acesso à cultura em todo o território”, sublinhou.
Durante as próximas semanas, Luís Nobre vai continuar a percorrer as freguesias do concelho para ouvir as coletividades vianenses e recolher contributos para o seu programa eleitoral. “Na vida autárquica é fundamental termos a capacidade de dar continuidade ao trabalho que foi bem feito, mobilizando, agregando e liderando o caminho”, concluiu.







