Investimento no Vale do Neiva confirma rumo certo para o concelho

"Estamos a fazer investimento transformador no concelho com financiamento 100% a fundo perdido. Isto significa que não comprometemos as finanças do município e ainda libertamos verbas para investir noutras áreas também fundamentais para a vida dos Vianenses."

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu-se na semana passada com o movimento associativo de Vila de Punhe, num encontro marcado por uma forte participação de representantes das áreas cultural, desportiva e social. Um dos principais temas em foco foi a nova Via do Vale do Neiva, financiada a 100% por fundos comunitários. O projeto vai potenciar a conectividade do território e impulsionar o investimento na região.

“Nesta componente do PRR, foram apenas aprovados três projetos, dois deles em Viana”, incluindo a Nova Via do Vale do Neiva, começou por explicar. “O que este reconhecimento mostra é que não precisamos de um novo rumo, porque já estamos no caminho certo”, afirmou Luís Nobre. A nova via, com acesso facilitado à A28, mas também ao Porto de Mar, será um fator decisivo para o aumento da competitividade logística do Vale do Neiva e, consequentemente, do concelho. “Estamos a criar condições estruturais para reforçar não só as áreas industriais existentes, como São Romão e Alvarães, que está atualmente em desenvolvimento, mas também para potenciar o aparecimento de outras, por exemplo em Vila de Punhe ou Barroselas”, disse ainda.

 “Um terço da nossa economia é gerada no Vale do Neiva, temos nesta área um potencial enorme para continuar a atrair empresas e fazer crescer novos polos empresariais, mas para isso precisamos de boas acessibilidades”, explicou o candidato, lembrando que a mobilidade é fundamental para garantir competitividade e sustentabilidade.

Luís Nobre recordou ainda que, há três décadas, o concelho dispunha apenas de uma zona industrial. “Hoje temos cinco, a sexta está a avançar, e temos os planos apresentados para as restantes, porque de facto temos procura e interesse dos empresários”, justificou. De acordo com dados recentes, Viana do Castelo subiu da 20.ª para a 13.ª posição entre os concelhos mais exportadores do país, resultado de uma estratégia económica que tem promovido a instalação de novas empresas e a criação de emprego qualificado, com o desenvolvimento de clusters ligados à inovação, sustentabilidade e tecnologia. “O paradigma do tecido empresarial no nosso concelho é hoje muito diferente e a evidência do sucesso da nossa estratégia está nos indicadores, que não são nossos, são de entidades independentes”, justificou.

O candidato socialista destacou ainda a importância de aproveitar os fundos do PRR para realizar investimentos estruturantes sem sobrecarregar financeiramente os vianenses. “Estamos a fazer investimento transformador no concelho com financiamento 100% a fundo perdido. Isto significa que não comprometemos as finanças do município e ainda libertamos recursos para investir noutras áreas também fundamentais — como aqui em Vila de Punhe, onde recentemente investimos 800 mil euros na rede de saneamento”, afirmou.

O candidato do PS e atual autarca de Viana do Castelo, lembrou ainda que, nos últimos quatro anos, o investimento nas freguesias e os apoios ao associativismo aconteceram com uma densidade sem precedentes. Além disso, até 2026 Viana do Castelo tem em curso mais de 100 milhões de euros de financiamento em áreas estruturais para o futuro do concelho. É o caso da estratégia de habitação, para a qual o Município tem um plano de ações robusto, que inclui soluções a custos controlados (construção e lotes) para a classe média.

O encontro em Vila de Punhe insere-se num plano de auscultação descentralizada promovido por Luís Nobre, que tem percorrido o concelho para recolher contributos das populações na construção do programa autárquico. “Estou aqui com humildade para escutar e prestar contas. A liderança não basta — é preciso envolver os atores locais para concretizar um projeto verdadeiramente coletivo”, concluiu.

Para o futuro, o candidato do PS assume o compromisso de continuar a transformar o concelho sem deixar nenhum Vianense para trás.

Galeria

Outras notícias